A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Prémio “Uma Aventura Literária”

Uma Aventura no Palácio da PenaA nossa Escola foi premiada com o 3.º lugar no concurso “Uma Aventura literária 2018”, na modalidade de crítica literária, promovido pela editora Caminho, num universo de milhares participantes a nível nacional. A obra abordada foi Uma aventura no Palácio da Pena das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, cuja coleção existe na BE.
Os protagonistas foram os alunos Afonso Abreu e Isa Pacheco do 7.º ano, turma E, sob a direção do Professor Marco Silva, que os incentivou a participar e coordenou este trabalho de escrita criativa.
Muitos Parabéns!

Podes ler o seu texto  clicando em LER Mais.

Trabalho de crítica literária sobre a obra
Uma Aventura no Palácio da Pena

            Realmente, há situações engraçadas. E isto acontece em muitos momentos da vida diária e, felizmente, também acontece com os livros. Connosco aconteceu com Uma Aventura no Palácio da Pena, que chegou até nós de uma forma pouco comum.
Tudo começou quando a minha colega Isa e eu estávamos em minha casa à espera do meu pai que esteve ausente durante três dias até Lisboa. Quando ele chegou, falou-nos dos sítios aonde foi e que visitou e houve um deles que nos interessou, o Palácio da Pena, em Sintra.
            Como nós não conhecíamos esse Palácio, pedimos-lhe para nos falar sobre ele. Falou-nos que era gigantesco, cheio de detalhes por todo o lado. Nas varandas, havia umas gárgulas imponentes, uma de cada lado com um ar tanto de assustador como de misterioso, comentou o meu pai, que foi continuando a descrição dessa visita.
Esta descrição desse Palácio entusiasmou-nos e fez crescer em nós uma curiosidade que só poderia ser satisfeita de uma forma: procurar por mais informação sobre ele. Fomos à internet, pois claro, onde toda a gente vai. Vimos muitas coisas sobre o Palácio da Pena e sobre Sintra e vimos também que exista um livro da coleção “Uma Aventura...” cuja ação de desenrolava lá.
            No dia a seguir, procuramos nas prateleiras da biblioteca da nossa escola e encontramo-lo: Uma Aventura no Palácio da Pena. Nas duas semanas seguintes, procedemos à leitura deste livro, que logo nos prendeu às suas belas páginas repletas daquele imaginário misterioso e assustador que se misturava com uma certa realidade.
Não podemos deixar de falar de uma situação em particular da intriga, que foi no capítulo dois, quando Pedro, Chico e o João chegaram ao Palácio de Pena e esperavam pelas gémeas Luísa e Teresa. Enquanto os três amigos aguardavam as raparigas, tiveram uma visão; parecia estarem a ver uma bela princesa, quando, afinal, era fruto da sua imaginação, pois, na verdade, era Magda, uma amiga das gémeas. Ela era uma rapariga muito bonita, mas sempre que abria a boca só dizia mentiras. É caso para dizer que as aparências iludem. Outra situação que nos marcou foi na altura em que o Sr. Raposo esteve a contar histórias de fantasmas que faziam arrepiar os cabelos. Cremos que é um tema que se enquadra bem na obra dada a localização da ação e que é capaz de captar a atenção de uns leitores mais atreitos a suspense e a mistérios, como nós.
            E, por isso, queremos agradecer às autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada por escreverem este tipo de livros que incentivam as crianças da nossa idade, e não só, a ler cada vez mais livros de aventuras. Nós, em especial, gostamos muito de Uma Aventura no Palácio da Pena e consideramo-lo um livro muito bom, aconselhando todos a lê-lo, independentemente da faixa etária.

Afonso Abreu, N.º 2, 7.º E
Isa Pacheco, N.º 13, 7.º E

Escola EB 2,3 D. Afonso Henriques – Guimarães