A Biblioteca do Rei Afonso Henriques

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cartas em tempo de guerra

Resultado de imagem para carta e canetaA atividade destinou-se aos alunos do 9.º ano, como forma de aplicar os conteúdos de História – a Primeira Guerra Mundial – numa Oficina de Escrita criativa, na disciplina de Português, através da elaboração de cartas fictícias entre soldados e seus familiares.
            A adesão de algumas turmas, coordenadas pelos seus professores, em que o empenho, a dinâmica e resultado corresponderam, na globalidade, aos objetivos pretendidos, fazem-nos sentir que apesar da crescente onda das redes sociais, escrever uma carta, num suporte de papel, ainda pode estar na moda.


No Outono, "Tertúlias multiculturais"

Na sequência da temática desenvolvida pelo MIBE, “Ligando comunidades e culturas”, a BE convidou duas Encarregadas de Educação, radicadas em Portugal há mais de uma década, para falarem sobre os seus países de origem, a Roménia e a Polónia.


D. Simona Baciú 
Romena


D. Elisabete Spychala
Polaca

Assim, numa tertúlia aprazível e enriquecedora, duas turmas do 2.º ciclo, conduzidas numa conversa fluente e interativa, visionando imagens e vídeos, tiveram a oportunidade de conhecer a história, cultura, tradições e costumes destes países da Europa de Leste.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Exposição "Outono e São Martinho"


Foi grande a adesão e a criatividade dos alunos e professores do Agrupamento face ao tema da exposição "Outono e o São Martinho". Durante o mês de novembro, embelezaram a BE e os átrios do pavilhão administrativo.
Parabéns a todos os envolvidos!









segunda-feira, 27 de novembro de 2017

" Leituras em voz alta " pelo 9.º C

zoom A turma do 9.º C fez uma surpresa aos meninos do   JI da EB1 do Alto da Bandeira ao ler e encenar a obra O salto do gafanhoto de Margarida Fonseca Santos. Convidada pela BE, nos 90 minutos de ocupação de tempos livres, conseguiu pôr à prova a sua criatividade e talento, provocando gargalhadas, interação e aprendizagem aos que assistiram    . 
Nesta obra, em jeito de fábula, a autora aborda o valor universal de que todos, apesar de diferentes, somos iguais, e temos direito a um lugar na sociedade.